domingo, 4 de maio de 2008

Fellini e a batateira

Herdada da sogra, a receita das batatas de Rosalba Presutti, mulher do fotógrafo de cena Mimmo Cattarinich, encantou o cineasta italiano



O cineasta italiano Federico Fellini a chamava de "a batateira". Mulher de seu amigo e fotógrafo de cena Mimmo Cattarinich, Rosalba Presutti conquistou o carinhoso apelido por conta das batatas fritas que ela costumava preparar nos incontáveis encontros com o diretor de Três Passos no Delírio. Foi durante as filmagens desse longa-metragem, no fim da década de 1960, que Fellini experimentou pela primeira vez as batatas de Rosalba. Era também o primeiro trabalho de Mimmo com o cineasta, que não gostava de filmar durante o dia. Preferia gravar à tarde ou à noite.A certa altura, Mimmo perguntou para Fellini quanto tempo mais ele demoraria, pois estava ansioso para chegar em casa e saborear as batatas de sua mulher. Intrigado com a pergunta, Fellini resolveu prová-las também. Era o começo de uma amizade duradoura - Mimmo acompanhou o cineasta até seu último filme, A Voz da Lua, de 1990 -, fortalecida por quilos e mais quilos das mágicas batatas. A sedutora receita é uma herança culinária triestina da sogra de Rosalba, dona Emilia. Muito simples de seguir, guarda, porém, certos segredos. Entre eles, o cuidado de mergulhar o tubérculo cortado em palitos grossos em água gelada antes de fritá-los no óleo quente. A panela é outro detalhe relevante. Para ganhar o aspecto dourado, as batatas precisam "grudar" no fundo dela. Rosalba usa até hoje uma panela antiga de alumínio que pertenceu a Emília.Depois da morte da sogra, há pouco mais de dez anos, Rosalba sempre pede permissão para reproduzir a receita. "A única vez que me esqueci de pedir, errei a mão", conta. A fama das batatas que encantaram Fellini atraiu outros fãs. Um deles foi Tazio Secchiaroli, um dos mais importantes fotógrafos italianos do século passado, autor de inúmeros retratos de astros do cinema mundial. Foi a ele que Fellini apelidou de paparazzo, termo adotado posteriormente para chamar os fotógrafos especializados em flagrar celebridades em situações constrangedoras.Rosalba e seu marido estiveram em São Paulo, no mês passado, para a abertura da mostra O Mago da Luz, dedicada ao trabalho fotográfico de Mimmo nos bastidores dos sets de grandes diretores do cinema italiano. Com curadoria de Patrícia de Oliveira, as mais de 100 imagens estão em cartaz até 30 de março no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, tel. 11/3095- 9400). Na ocasião, Rosalba preparou as batatas de Fellini para GULA.

Nenhum comentário:

RAÍZES

RAÍZES
Bonecas de barro,são vendidas no mercado modelo,cidade baixa.custam em media R$:8,00

RAÍZES II

RAÍZES II
BONECAS DE BARRO

GORDINHAS DA ONDINA

GORDINHAS DA ONDINA
"Entitulado como As Meninas do Brasil, o monumento é um trabalho da artista baiana Eliana Kertész. Expostas na Ademar de Barros desde dezembro de 2004, as meninas são uma homenagem às raças negra, branca e índia, que deram origem ao povo brasileiro. Elas foram batizadas com os nomes de Damiana, Mariana e Catarina e feitas em bronze, cada uma com cerca de três metros de altura."

Colaboradores